sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Historiador lança livro sobre o Ginásio Pernambucano


O Ginásio Pernambucano nos anos 1950 é o título do livro de Geraldo Barroso Filho, edições Livro Rápido, que será lançado na próxima quarta-feira-10, às 19h, na Livraria Cultura. O texto reproduz a tese de doutoramento do autor, defendida na Faculdade de Educação da USP, tratando do ensino secundário em Pernambuco nos anos 1950/60 e tendo como núcleo central da pesquisa o centenário Ginásio Pernambucano.

O livro está organizado em três capítulos. O primeiro aborda a escola secundária no Brasil, fazendo uma revisão da literatura contemporânea que tinha o ensino secundário como tema. O segundo trata do estudo do ensino secundário em Pernambuco nos anos 1950/60. O terceiro é dedicado inteiramente às memórias do ensino do Ginásio Pernambucano. Aí o autor articula a síntese da literatura disponível, inclusive jornais, com os depoimentos coletados entre alunos e professores.

Nas suas conclusões, são colocadas em questão as especificidades da formação escolar do período estudado e se consideram as expectativas acerca do papel que a escola pública desempenha na atualidade.

O autor - Geraldo Barroso Filho é professor do Centro de Educação da Universidade Federal de Pernambuco, com mestrado, doutorado e pós-doutorado. Ensinou em escolas públicas e privadas no Rio de Janeiro, entre 1972 e 1978. Carioca, mora no Recife desde o final de 1978 , onde ensinou em diversas escolas do ensino básico, com experiência também em Olinda. Foi diretor do Sindicato dos professores e da Associação dos Docentes da UFPE.

SERVIÇO

O QUÊ – Lançamento do livro Memórias Escolares do Recife: O Ginásio Pernambucano nos anos 1950
QUANDO - 4ª Feira, 10 de dezembro 2008
ONDE – Livraria Cultura, Recife Antigo

Contato
Geraldo Barroso
Fones: 326500302 – 91193134 - 87423134
e-mail: gebafi@gmail.com


Um comentário:

Maria Aurea Santa Cruz disse...

Oi Marcelo descobri seu blog e gostaria que vc visitasse os meus:
www.sertaodesencantado.blogspot.com
www.amusasemmascara.blogspot.com
Infelizmente não estarei aí para participar do Encontro de Blogs Literários pq estou no Rio de Janeiro e so regresso fim de maio.
abçs